Após 19 rodadas da primeira fase, foram definidas as oito equipes que vão fazer os confrontos de mata-mata decisivo do Paulistão 2012. Segundo o “brilhante” regulamento do campeonato Paulista, os jogos das quartas de final e semifinal do torneio serão unicos, ou seja, tudo será decidido numa unica partida, se houver um empate no tempo normal, teremos a definição na cobrança de penaltis.

Nessa ultima rodada também foram definidos os times que foram rebaixados a segunda divisão do Paulistão em 2013. Por incrivel que pareça, a Portuguesa, que foi campeã da segunda divisão do Brasileirão em 2011, caiu para a segundona juntamente com Catanduvense, Guaratinguetá e Comercial.

Na ultima rodada do Paulistão muitos gols e resultados até inesperados. Com o time reserva, o Corinthians ganhou da fraca Ponte Preta por 2 a 1 e garantiu a primeira colocação na primeira fase. Principal rival do Corinthians em busca da liderança do Paulistão na primeira fase, o São Paulo, não jogou bem e perdeu para o Linense, fora de casa por 2 a 1.

O Corinthians foi a melhor equipe na primeira fase do Paulistão.

E o Palmeiras? O time de Felipão deu mais um vexame. Jogando contra o rebaixado Comercial no Pacaembu e com dois jogadores a mais não conseguiu ganhar do seu adversário. Empatou em 2 a 2 e saiu de campo vaiado de campo. O Palmeiras perdeu a vaga pelo quarto lugar para o Guarani, que mesmo perdendo para o Botafogo por 2 a 1, teve nos critérios de desempate a sua classificação garantida.

O terceiro colocado na classificação geral ficou o Santos, que goleou o Catanduvense por 5 a 0 com mais um show de Paulo Ganso e Neymar. Juntamente com Corinthians, São Paulo, Santos,Guarani e Palmeiras se classificaram as quartas de final do Paulistão Mogi Mirim, Ponte Preta e Bragantino.

Se a briga para se classificar foi complicada, a disputa para se livrar da degola também foi importante. Portuguesa, XV de Piracicaba e Botafogo lutaram para não cair e se juntarem a Catanduvense, Comercial e Guaratinguetá que já estavam rebaixados na ultima rodada. Jogando em casa, o Botafogo no sufoco venceu o Guarani por 2 a 1 e se garantiu na primeira divisão na proxima temporada. O XV de Piracicaba jogou fora de casa contra o Mogi Mirim e garantiu a permanência com um empate em 2 a 2.

E a Portuguesa? Bem o time que ha 159 dias havia festejado o titulo nacional da segunda divisão agora, lamentavelmente jogou muito mal durante a primeira fase do Paulistão e caiu para a segunda divisão do Paulistão em 2013. Com certeza, teremos mudança no Canindé nos próximos dias.

Veja como ficou os confrontos do mata-mata do Paulista 2012

Jogo 1 – Corinthians x Ponte Preta (Pacaembu)

Jogo 2 – São Paulo x Bragantino (Morumbi)

Jogo 3 – Santos x Mogi Mirim (Vila Belmiro)

Jogo 4 – Guarani x Palmeiras (Campinas)

Todos esses jogos serão disputados em partida unica. Se houver um empate no jogo, ela será decidida nos penaltis. Portanto, veja a seguir como ficaria uma possivel semifinal do Paulistão.

Jogo 5- Vencedor Jogo 1(Corinthians x Ponte Preta) x Vencedor Jogo 4(Guarani x Palmeiras)

Jogo 6- Vencedor Jogo 2(São Paulo x Bragantino) x Vencedor Jogo 3 (Santos x Mogi Mirim).

Os jogos da semifinal também serão partidas únicas. Se houver empate nos 90 minutos teremos a decisão por penaltis para saber quem vai disputar a grande final do Paulistão, que será realizada em dois jogos.

Jogo 7 – Vencedor do jogo 5 x Vencedor do jogo 6(jogo de ida)
Jogo 8 – Vencedor do jogo 5 x Vencedor do jogo 6(jogo de volta)